Clique nos Botões para acessar as Opções

sábado, 7 de julho de 2012

2004 - MBB Entrevista JRP


Entrevista do pessoal do Fórum MBB ao JRP em 2004
Olá JRP... é uma honra tê-lo como nosso entrevistado de hoje.


A honra com certeza é toda minha.
E quero agradecer pela oportunidade tão gentil e simpática.


1 - O que vc acha dos quadrinhos (mangás, fumetti, comics, etc) sendo publicados atualmente?


Houve a criação de vários e profundos abismo entre os editores e os leitores comuns.


As editoras investem fortunas em títulos cuja vendagem é baixa, cuja penetração no mercado é deficitária e com roteiros e desenhos que não agradam à massa de leitores que não seja fã.


Ha alguns raros títulos bons, mas em sua maioria esses gibis não estão se comunicando com o leitor como um todo. Estão, sim, apenas falando para um microscópico segmento consumidor que, como se percebe, não vem sustentando as vendas. Aí estão os cancelamentos de títulos e atrasos que não me deixam mentir.


Mas apesar de tudo, é um mercado tremendamente promissor, e que ainda tem muito, mas muito a crescer.


2 - Você sempre foi uma pessoa que lutou pelo espaço de quadrinhos nacionais. É visivel que nenhuma editora se interessa muito pelo assunto. Como você vê essa desfeita das editoras? Você acha que o quadrinho nacional ainda existe salvação, mesmo sem o interesse das editoras?


É inegável: quadrinho nacional sempre foi a táboa de salvação comercial das editoras.


Só que o mercado está num círculo de relações rompido: os editores apresentam comics e mangás, os leitores dedicados e sonhadores desenham comics e mangá... 


Mas os editores não publicam os trabalhos dos leitores que desenham comics e mangá!


Isso acontece porque esses ex-leitores não conseguem produzir um título, um personagem ou mesmo uma revista que não seja praticamente uma versão "revisitada" daquilo que ele vem lendo no decorrer de sua vida.


E é lógico que o editor não vai querer esse tipo de material, porque ele não precisa de cópias, já que o original está ali, sendo publicado.


O editor também é culpado por isso, já que ele não auxilia o desenhista a fazer uma proposta que seja comercialmente viável. Pois editor brasileiro é um imbecil preguiçoso que só sabe republicar título estrangeiro...


No máximo o que a editora faz é pegar o desenhista e o explora seu talento, fazendo ele desenhar para os americanos ou europeus! O que é uma indignidade e um desaforo.


É preciso que aconteçam duas coisas: que o desenhista deixe de querer bancar o gostosoabaixe a cabeça e tente criar não apenas desenhos, mas histórias e personagens que sejam inovadores, diferentes e criativos.


E que os editores saiam de seus pedestais de conformismo e entreguismoparem de dar dinheiro pra japoneses e americanos, peguem essa molecada pela mão e lhes guie no caminho de se fazer um gibi comercial, mas que se aproveite o talento deste artista...


E que haja uma sintonia com o leitor como um todo.


Não é um trabalho fácil porque se mexe com o Ego de muito editor milionário e que morre de medo de perder seus tostões...


Porque se mexe com muito desenhista que não tem a menor formação profissional, mas que se acha o Will Eisner da periferia...


Mas com certeza já seria o início de uma mudança nessa mentalidade excludente que aí está.


3 - Vc culpa Fabio Yabu pelo desinteresse da Panini em publicar material brasileiro. Fábio Yabu foi um cara que conquistou sua fama anos atrás fazendo quadrinhos na Internet, e ganhando fãs por todo o país. Por isso, ele acabou tendo alguns de seus trabalhos publicados. JRP, vc acha que seus trabalhos não são publicados por causa de seu passado?


Lógico! A Panini pode vir à público e dizer que não, o Yabu pode estrebuchar o quanto quiser, mas a conversa que rola nos bastidores das editoras é essa: na primeira e única tentativa que a Panini teve de lançar um material nacional...
Material esse que foi muito bem "vendido" em termos de conversa, pois o Yabu apresentou para a Character (empresa que o representou jundo da Panini), os page-views de sua página, apresentou cartas de fãs, reclamou do tratamento que teve na JBC, e praticamente rezou uma missa em louvor ao seu projeto.


O que não discordo, eu faria a mesma coisa pra viabilizar meu projeto.


Depois do contrato assinado, os champanhes abertos e a a ressaca da comemoração terminada, o que se viu foi que, no decorrer da revista, os mesmíssimos problemas dos gibis do Comborangers se repetiram: má quadrinização, roteiro ruim, história profundamente careta...


E a pá-de-cal que matou o gibi foi que o mercado consumidor rejeitou um produto que não passava de uma versão brasileira dos Power Rangers.


Então a Panini, depois de investir dezenas de milhares de reais no Yabu, e ao ver o título fracassar, fez um estudo meio "de olho" e percebeu, lá da maneira maluca deles, que produto nacional não vende no Brasil.


O que é um preconceito, pois se basear numa burrada editorial como foi o Comborangers pra referenciar tudo o que poderia ser feito... É complicado!


Longe de mim criticar a pessoa do Yabu, mas como vendedor do peixe dele, ele é ótimo.
Mas como empresário e autor de quadrinhos, ele é lamentável.


Ele pegou uma chance rara e preciosa e a jogou pela janela, para fazer seu eterno fanzine de luxo.
Para ele é sempre bem, porque ele tira o lucro dele de qualquer jeito!


Só que a editora, que acreditou nele, que investiu pesado nele, que foi publicando contra a maré de aconselhamento de todo mundo que dizia que gibi nacional não vende...


Essa editora se decepciou com o Yabu e, consequentemente, não lança mais nada nacional!


O Yabu é um irresponsável, como o é a maioria dos que fazem quadrinhos no Brasil. Ele só pensa no desenho dele, no trabalho dele, na sua satisfação pessoal... mas nunca, jamais ele pensa nas consequências de seus atos. Não só para si e nem para sua curriola de leitores apaixonados.
Mas, sim, para os demais desenhistas e editores nacionais que tem suas projetos barrados por causa do desejo egocêntrico de um carinha que tem a mente estreita.


No meu caso, eu não publico mais não por causa do meu "passado". 
Porque se houver um editor ou leitor de quadrinhos no Brasil que tenha as mãos limpas, que atire a primeira pedra!


Eu não publico porque não faço parte de panelinhas, não puxo o saco de ninguém, não sou fã, não sou de ir a prêmios, badalações, festas e eventos...


Sou apenas eu mesmo: um profissional competente, que entrega seus produtos em dia e que, como todo mundo, quer receber o devido.


Agora, trabalhar com editor picareta, que atrasa pagamento, que dá calote, que apronta, que mente? Essa missão eu deixo para os sonhadores e corruptos de plantão, que eu tenho mais o que fazer que ter que me humilhar perante essa gente.


Outra coisa que pega para os editores ficarem ressabiados comigo é que eu sou um cara digno.
Não sou santo, não sou puro e casto, mas comigo as coisas são preto no branco.


E quero, principalmente, liberdade para trabalhar. 


Não aceito editor inseguro e mandão em cima de mim, gritando pra alterar a cor da capa, alterar o texto só pra ele dizer que mexeu na revista, não aturo editor que sabe menos do que eu e que quer dar pitaco no meu trabalho.


Não tenho vocação para capacho. Outros tem, eu não.


Por isso saí do mercado de quadrinhos e fui para outras bandas. Que podem não dar a satisfação que eu quero, mas paga minhas contas e coloca o pão na mesa.




4 - JRP, vc poderia apontar alguns "erros" que Fabio Yabu causou quando ComboRangers foi publicado pela Panini? 


[pensando]
A lista é grande, heim?
[pensando mais um pouco]


Tão vamulá!


Primeiro, foi um erro de estratégia.
Comborangers não vendeu na JBC. Disso até a cueca do Space Ghost sabe!
Então, porque venderia em outra editora, sendo que o autor não alterou praticamente nada no conteúdo da história, não alterou a temática, não alterou os personagens e nem mexeu no nome do gibi?


Puxa, o leitor não compra Comborangers aqui, não compra Comborangers acolá! Pode mudar a embalagem, pode mudar tudo, pode até dar o gibi de graça! O leitor comum não gosta de Comborangers, meu deus!


Gibi é a venda de papel com diversão. Lança a primeira revista, não deu certo? Recolhe, repensa e lança algo novo! Mas não lança a mesma merda que falhou antes, sacou? 
Qualquer topeira anancéfala sabe disso, menos a Panini!


Por outro lado, o Yabu, se fosse um empresário de verdade e não um fanzineiro, mudava tudo no gibi. Só que ele jamais faria isso pois é a paixão do cara. E paixão cega!


Segundo, o gibi dele é careta.
Meu deus, como é careta!


Teve um pessoal que o ajudou, um pessoal bastante competente... Especialmente o Paulo Henrique, um talento monstruoso, um profissional de grande gabarito... Mas que tá lá fazendo um produto indigno do próprio talento!


Só que não teve jeito: você pode ter o Katsuhiro Otomo te ajudando, que não vai adiantar, se sua idéia é babaca.


E Comborangers é isso: careta, babaca, bestinha... Um gibi fraco pra caramba...


Que daria certo se o Yabu ousasse fazer alguma coisa mais forte, mais violenta, mais inteligente. Ou se fosse pro lado infantil de vez, que é um mercado forte! Só que o Yabu é louco, ele quer se impor perante o leitor adolescente, sendo que seu produto é pra criança!
Não vai, véio! Não tem jeito!


Por fim, Comborangers simplesmente lembra Power Rangers.
O leitor de banca é diferente do público de Internet. Leitor de banca apenas se lembra da semelhança dos nomes, vê a capa, vê o preço e descarta o produto.


A Panini aprendeu o que a JBC sabia! Mas aprendeu do pior jeito!


5 - JRP, no que vc está trabalhando atualmente, e quais seus projetos futuros?


Eu trabalho para pequenas editoras de livros didáticos. Faço diagramação, algumas matérias, entrevistas para jornais de academias...
Faço também alguns textos de cinema, TV e rádio para um portal...


E escrevo compulsiva e diariamente!


Não tenho projetos comerciais nenhum, porque estou mais preocupado em escrever meus livros, meus romances, meus contos e distribui-los pela Internet.


6 - Dentro desses projetos futuros, existe algum que você considere a sua menina dos olhos, algo que você acredite poder mudar o modo como é publicado quadrinhos no Brasil atualmente?


Os quadrinhos não serão mudados por mim. Mas, sim, pela união dos desenhistas, editores e leitores.


Os meus projetos são mais para a parte literária, pois aprendi que desenhista de quadrinhos é um povo difícil de se trabalhar.


Meus projetos não são nada demais, são apenas minha humilde contribuição ao mundo.
Com sorte eu mexo nas mentes alheias, mas não é nada assim que abale o Universo, não.


7 - Como, quando e por que vc começou a se interessar por quadrinhos?


Como todo mundo: passei na banca, meu pai me deu um gibi do Tio Patinhas e eu peguei gosto.
Gibi era barato, acessível, tinha de todos os tipos possíveis e imagináveis (menos pornô, já que sou dos anos 70) e eu, nerdzinho, lia de tudo: da Mônica ao vomitante Mickey, do Donald ao gibi do Perry Rhodan...


Até que um dia eu ganhei um exemplar da MAD... Aí eu pirei de vez.


E quando meu vizinho mostrou sua coleção de mangás...


Acredita que eu me lembro do cheiro desses mangás? Da textura deles, da capa, das cores... Mas não do título?


8 - Falando sobre fóruns agora... o que vc acha dos foruns da internet? qual a sua opinião sobre eles?


Os foruns deveriam ser um lugar de troca de idéias e informações.


Deveria! Mas não é.


Não é porque sempre e sempre entra em cena o poder!
Você que está me lendo pode achar que só uma pessoa bastante insegura e carente precise de um forum pra se sentir especial.


O pior é que tem um monte de gente que precisa dos foruns pra se auto-afirmar!


Ao mesmo tempo, ocorre uma polarização das relações entre os participantes do forum, e surgem as nefastas panelinhas.


De repente, todo mundo é parte de uma panelinha, que envolve fulaninha, cicrano... e o moderador!


Só que aí, o moderador, que deveria ser uma figura neutra, equilibrada e distante, passa a tomar as dores de seus colegas.
Eu cansei de ser banido de foruns e listas exatamente porque o moderador atendeu a um pedido de carinha que não foi com minha cara!


Regras? Ora, nessas horas as regras vão pro vinagre!


Os foruns são lugares aonde carentes vão buscar reciprocidade.
Mas como não sou carente, como sou um lobo solitário, eu provoco as pessoas do forum e as faço se revelarem como realmente são!


Sou bom nisso!


9 - é verdade que vc ja foi banido, suspenso, advertido e etc. em diversos fóruns. Com isso, sua imagem e credibilidade acabam ficando prejudicadas. Mesmo assim vc parece não se importar muito. A pergunta é? Vc se importa? 


De jeito nenhum! Eu até gosto!
Eu quero mais é ser odiado mesmo! Eu fico satisfeito em ser detestado!


Você só pode valorizar as coisas boas, se tiver uma dose de maldade!


O que acontece é que vocês, jovens e brasileiros, tem a tendência maluca de bancarem os bonzinhos, sendo que por dentro ha um lado maligno que, ao meu ver, é mais legal que essa postura de anjinhos que vocês carregam!


Essa necessidade de "reconhecimento", de ter "amigos", de ser "aceito", tudo isso só mostra que os usuários de foruns, e mesmo você que me entrevista, é um puta carente!


E é tão carente, que você se ANULA como pessoa, se ANULA como ser humano, e passa a ser uma criatura falsa, mentirosa e vazia. Não apenas para os outros, mas para si mesmo.


Claro que eu me resguardo, mas em 98% das vezes em que eu escrevo por aí, não sou eu mesmo!
Estou adotando uma postura confrontatória (existe essa palavra?), estou peitando todo mundo... mas eu não sou assim.


Por isso eu uso a figura do BK, do JRP, do Lord Seth, do Reptilicus e de tantos outros, para dar uns tapas no conformismo, e mostrar que ao se censurarem, vocês estão se afastando de si mesmos.


10 - o que vc acha do MBB?


Vocês padecem do mesmo problema de todos os foruns que estive antes: panelinhas.
E em toda panelinha, sempre tem um babaca arrogante que se acha on fodão.
Me refiro ao menino que se esconde por detrás do nick Hunter, e que é aí da turma de vocês.


Ele teve a audácia de chegar pra mim e me mandar ficar no meu "tópico", ou eu sofreria as consequências.


Não sou o pai dele, nem o irmão e nem a mãe dele para que ele venha me dar ordens.


Numa conversa em PVT, ainda mais um moderador, deve tratar as pessoas com o devido respeito. Mesmo que eu esteja errado, ele não tem o direito de mandar nos outros.


Ele foi devidamente espinafrado por mim, mas eu lhe dei uma chance de se redimir: bastaria me pedir as coisas, que eu faria.
Mas sem ordens, sem intimidações, sem ameaças.
Que eu tenho idade pra ser o pai de vocês... e talvez eu seja!


De resto, o MBB é o melhor forum aonde estive.
É uma merda, mas imagine como são os outros!


11 - Vc tem um número aproximado de quantos fóruns já te baniram?


Sim. 8.


12 - Agora sobre mangá... sei que já li isso em algum lugar, mas nao custa perguntar de novo... o que vc acha do Animecon e Animefriends?


Brrrrrrrr!
Você quer me fazer passar mal, né?


Eu detesto a ambas!


Cacete, eu fico até com brotoeja de pensar nessas coisas...


É que eu sou contra paparicação, ainda mais de uma cultura estrangeira que, entre outras coisas, acha normal criança ser estuprada em mangá, e que se faz desenho animado para criança com cenas homossexuais!
Pô!
Quer fazer suas baixarias, quer comer seus filhos e amar viados? Então faz isso no seu país e não vem fazer no meu, né? Fica lá na sua ilhota fedida e não me encha o saco!


Essas convenções nada mais fazem que incentivar a vinda não apenas do mangá e do anime, mas de tudo o que ha de mais baixo nesse país.


A começar pela péssima música e aquele horrível bagulho idiota do Inferno, o cosplay!


Cara! Sujeito gastar uma nota preta com fantasia? Garotinha se fantasiar de personagem e beijar a boca de uma colega, num "show"?


Vai se tratar, vai procurar psiquiatra, pô!


Não basta as merdas gringas, as merdas da Europa, a merda que a gente produz por aqui mesmo, agora vem a putaria japonesa e toda a exploração que eles tanto fazem com mulheres, crianças e homossexuais?
Dá um tempo!


13 - E sobre o Peixoto?


Peixoto sempre foi e sempre será meu mano véio.
Ele pode ficar puto comigo, pode me odiar por ter-lhe comido a namorada, pode me odiar por ter-lhe processado por calúnia e difamação...
E pode me odiar por eu ter dito que a "escrava" dele, aquela maluca da Sil, não passa de uma mentirosa alucinada!


E ele pode me odiar porque sempre azucrino ele no meu blog!


Foda-se!


Ele é meu mano! Perturbado, doente da cabeça, mas é meu mano!


E eu sou mais insistente que a mulher do piolho e grudo mais que craca em carcaça de navio!




14 - Qual a sua opinião sobre a Pandora, e HQs piratas?


Excelente pergunta!


Acho que eles foram burros. Deram bandeira demais!


A manha da pirataria é pegar um título obscuro, mas que venderia bem, soltar no mercado, ganhar sua grana e calar a boca!


Só que os caras da Pandora se esqueceram de que, com a Internet, neguinho vai buzinar no ouvido dos donos do gibi, e aí o barraco cai, mano!


Pra que mexer com um título que o pessoal conhece e ama? Pegasse um mangá pornô, um comics perdido, uma baboseira qualquer, lança, fatura o seu e fica na moita!


Só que os panacas vão justo pegar um gibi que eles próprios amam... se esquecendo que tem leitor pentelho e delator, que vai lá nos gringo e entrega o lance!


Outra grande burrice da Pandora foi quererem bancar os fodões.
Uma vez que o barraco caiu, tinham que simplesmente calar a boca e não dar satisfação! Não tinha que ficar dando trela pro Omelete, nem pro pessoal do forum! Isso só serviu pra botar água na fervura.


Aliás, a entrevista que os caras da Pandora deram pro Omelete foi um primor de babaquice!
Nego não pode ver um microfone que já cai de boca!


Ô vontade de aparecer!
Só que o tiro saiu pela culatra e top, top, top pra Pandora! 
Bem feito! Quem manda ser trouxa?


15 - Qual sua opinião sobre as editoras: Conrad, Escala, Panini, JBC, Abril? 


Conrad é uma merda porque não passa de uma editora de boys. Os caras ganham rios de dinheiro, perdem rios de dinheiro, e só lançam o que querem. São um bando de arrogante do cacete só porque podem gastar 500 reais em gibis por semana na Comix.
Quero ver se um dia eles são machos e abrem as contas da empresa, como eles arrecadaram dinheiro pra reerguer uma editora que já estava quebrada nos tempos da Acme! Duvido!


Escala sempre foi uma bosta.
Teve uma época que lançava toneladas de revistas, uma pior do que a outra. O dono, o Hercílio, parecia um feirante, com o bolso cheio de dinheiro socado... e sempre morrendo de medo de ser sequestrado! Tanto que você não acha ele nunca na editora, de tão paranóico que é!
A Escala era a editora mais rapinante do mercado. Entrou, fodeu tudo, quebrou meio mundo e, agora, encolheu. Sempre por motivos misteriosos.


Panini eu acho esquisita.
De repente os caras vem do nada e lançam toneladas de gibis, figurinhas, álbuns...
Eles topam qualquer coisa, até o álbum de figurinhas daquela merda de formiguinha evangélica maldita! Credo!


Mas o maior papelão da Panini foi o de ter colocado o Fabiano, o panaquinha do Oggh, pra ser pau-mandado dos caras! 
Eu conheci o Oggh dos tempos do newsgroups de quadrinhos do UOL e sempre achei ele um primor de babaquara!


Eu não imaginava que o Fabiano também fosse puxa-saco do chefinho, pois ele mandou fechar sites de scans de quadrinhos!


Que coisa mais idiota! 
Tá na cara que ele fez isso pra mostrar serviço e ganhar mais alguns gibis como pagamento!
Que moleque vendido! Se vender por tão pouco, justo ele, que até ontem estava no meio dos leitores!


Mas é foda: mudou do lado do balcão, ele muda de postura rapidinho, e se embreaga com o poder!


A verdade é que os scans de gibis não são ameaça nenhuma pra editora, já que ela tira seus sustento da banca. E os gibis escaneados são pouquíssimos, insignificantes e não pesam em nada no lucro da editora.


Os pirateiros podem  até estar na ilegalidade, mas são moleques, porra! 
Leitores apaixonados que só estão se divertindo e divulgando a paixão pelos quadrinhos, coisa que a Panini não tem nem competência e nem coragem de faz!


Só que por causa da burrice e do puxa-saquismo do Fabiano, a Panini se queimou entre os leitores formadores de opinião.


A JBC é nefasta!
Gosto do Julio Moreno (ele tá lá ainda?), sempre tive o maior respeito por ele... Mas a JBC é a editora mais pau-mole do Brasil!


Eles lançam mangás ruins, títulos fracos, sem apoio de mídia, e bajulam os otakus como se estes fossem o grande mercado consumidor!


E também não nos esqueçamos da imaturidade da JBC, que lançava aquela revista medonha, a Henshin! Credo!


A Abril é um monstro. Um kraken! Cheia de tentáculos, esticando e puxando aqui e ali, abrindo caminhos, dominando, depois retrocedendo, enquanto que as demais editoras lhes comem os restos.
A Abril manda no mercado, pois o mercado é dela. Nego beija a mão do meu xará, o Zé Roberto Civita, o fodão da Abril. Foi ele quem decidiu encerrar os quadrinhos na empresa.


Perceba que todas essas editora são ricas.
Seus donos têm carros, casas, carros importados, apartamentos, tem um deles aí que mora em Alphaville, cuja casa faz a mansão Wayne parecer uma palafita no mangue!
Um outro japonês aí tem uma rede de hoteis!


Quer dizer, são empresários milionários. Que limpam a bunda com nota de cem dólares! Literalmente!


Custa muito um desses caras enfiar a mão na conta do Caribe e investir num autor nacional?
Custa o japonês abrir mão de um de seus oito carros importados e investir num autor nacional?
Custa o narigudo dar um tempo em sua "carreira" e lançar um produto novo, ousado e maluco, mas nacional?


Não! Nem pensar!


Aí eu pergunto: o que esses infelizes vão fazer com tanta grana?
Vão deixar pros filhos queimarem tudo ou sonham em levar pro Céu sua fortuna!


16 - Toda uma geração nasceu e cresceu lendo quadrinhos de super heróis americanos. Nos anos 90 com os animes da extinta Manchete ouve um boom e uma grande procura pelos mangás. O que você acha que precisamos fazer para que os quadrinhos brasileiros emplaquem em diversas faixas etárias?


Que se criem quadrinhos que falem às faixas etárias como um todo!


Mas os quadrinhos brasileiros falam apenas para o autor, seus amigos, seus vizinhos e seus fãs!
Assim não dá!


17 - Magneto estava certo?


Estava. Até certo ponto.


18 - Existe alguém que trabalhe no ramo editorial que você respeite e acredite que está fazendo um bom trabalho?


Não.


19 - Obviamente se percebe que você não é evangélico, você tem alguma religião ou segue alguma doutrina? Por que lado segue sua espiritualidade?


Meu pai era Espírita, minha mãe era católica, meu padrinho é do Catimbó, minha mulher é budista.
E eu sou Umbandista!
Muito louco, né?


20 - Para finalizar... vc gostaria de dar algum recado aos seus fãs, seus admiradores, ao pessoal que te odeia, e tb ao maluco que estiver lendo essa entrevista?


Ô negada!
Deixem de ser bitolados, cambada de viados!
Não acreditem nos jornais, não acreditem nos gibis, não acreditem nos seus pais, não acreditem em nada e nem em ninguém que está lhe dizendo o que você quer!


Vá lá ver as coisas por si mesmo, vá lá vivenciar o mundo, vá correr pelas estradas, vá pro exterior, saia da prisão aonde te colocaram, seu merda!


E deixa de ser meu fã, que tem gente por aí que merece mais sua admiração do que eu!


JRP, obrigado pela atenção! A equipe do MBBNews agradece a gentileza!

fonte: blog Caverna4 e MBB Forum
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...